Postado em 12 de fevereiro de 2020

Micose

Micose

As micoses são doenças causadas por fungos que podem viver no solo, na pele dos animais ou nas plantas.

Em nossa região a micose mais importante em cães e gatos é provocada por fungos do gênero Dermatófitos, mais comumente pelo Microspurum canis, esta micose também é conhecida como "tinha". Os dermatófitos se alimentam de queratina na pele, pêlos e unhas.

A tinha pode ser transmissível de animais para animais, de animais para o homem e do homem para os animais. Muitas vezes os animais (especialmente os gatos) podem estar assintomáticos, ou seja, apesar de não apresentarem lesões podem estar com micose e transmiti-la.

As lesões podem estar presentes em qualquer local da pele, porém são encontrados com mais frequência na face e patas. Os animais mais acometidos geralmente são os filhotes até 1 ano e gatos de pêlo longo,os adultos infectados na maioria das vezes estão com baixa imunidade. São lesões que geralmente não causam coceira nos animais, porém observam-se queda de pêlo, onde surgem pequenas lesões circulares com ou sem escamas.

O veterinário faz o diagnostico através de raspados cutâneos, lâmpada de Wood e cultura fúngica.

Muitas vezes o proprietário acredita que seu bichinho de estimação está com micose, e no entanto, na grande maioria das vezes, trata-se de outra dermatopatia.Esta micose está presente no máximo em 3% dos animais com problemas de pele. Apesar de não ser muito frequente as dermatofitoses são muito importantes, pois são facilmente transmissíveis.

Um diagnóstico correto é fundamental, pois o tratamento equivocado de doenças presumidamente fúngicas pode provocar danos desnecessários aos animais, e descontentamento aos proprietários.

A medicação pode ser necessária por períodos longos, além disso, é preciso tratar também os outros animais da casa e fazer higienização ambiental, dos brinquedos, casinha, caixa de transporte, e assim por diante. Tratado corretamente seu bichinho ficará livre da micose.

Dúvidas? Clique aqui. (62) 99385-4931