Home > Patologias

Cães e gatos podem desenvolver câncer de pele devido ao excesso de exposição ao sol.


Se seu bichinho é branco, você precisa estar preparado para identificar as lesões iniciais do câncer de pele (carcinoma), sabendo como ocorre e por que, para poder proteger melhor e tentar prevenir.


O câncer de pele em cães e gatos é muito invasivo localmente e por isso muito difícil de tratar.Por tanto, informação e diagnóstico precoce fazem a diferença.

Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo.


Os humanos e gatos apresentam mais comumente alergias respiratórias (asma, bronquite, rinite), enquanto que os cães em geral, apresentam sintomas cutâneos ou seja dermatite alérgica.


O principal sinal da dermatite alérgica é o prurido (coceira). É muito comum o animal alérgico mordiscar ou lamber as patas,coçar as orelhas e olhos com frequência.É importante lembrar que nem todo animal que se coça intensamente é alérgico.


Existem três tipos principais de dermatite alérgica nos cães e gatos:

As micoses são doenças causadas por fungos que podem viver no solo, na pele dos animais ou nas plantas.


Em nossa região a micose mais importante em cães e gatos é provocada por fungos do gênero Dermatófitos, mais comumente pelo Microspurum canis, esta micose também é conhecida como "tinha". Os dermatófitos se alimentam de queratina na pele, pêlos e unhas.

As otites são bastante frequentes em cães, representando de 8 a 15% dos atendimentos nas clínicas veterinárias no Brasil. (e quase 40% dos atendimentos dermatológicos). A otite é uma patologia multifatorial, ou seja, pode ser causada por vários motivos ao mesmo tempo.


Como eu sei que o meu cão está com otite?


Se o seu amigo está balançando a cabeça ou coçando as orelhas com frequência, examine as orelhas com cuidado e observe se há dor quando você toca nas orelhas, se você percebe algum mau cheiro, se a resposta for sim, está na hora de fazer uma visita ao veterinário.

O que é sarna?


As sarnas são doenças parasitárias causadas por ácaros. Existem dois tipos principais de sarna que acometem os cães e gatos:


Escabiose


Escabiose canina